Quiosques Interativos

Quiosques Interativos – Sistemas de Atendimento Automático

Criação de um agente virtual interativo capaz de responder a perguntas sobre conteúdos associados a um domínio. Este agente se baseia  em um sistema de diálogo falado, recorrendo a sistemas de reconhecimento e síntese de fala, animação facial 3D e técnicas de processamento de língua natural.
 

 

Panteão Nacional – Caso de sucesso

Maria um Agente Virtual para responder a perguntas sobre o Panteão Nacional

A VoiceInteraction disponibilizou um Agente Virtual para responder a perguntas sobre o Panteão Nacional no âmbito da exposição "Obras de Santa Engrácia", inaugurada no dia 24 de Junho de 2010 no Panteão Nacional, que além dos elementos da exposição apresenta uma componente multimídia. Para esse componente a VoiceInteraction, em colaboração com o L2F/INESC-ID, a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e a equipe do Panteão Nacional no âmbito da coordenação geral da exposição, desenvolveu um conceito de Agente Virtual, neste caso a Maria. Com este Agente pretende-se desenvolver uma personagem com identidade própria, nome, idade, família e características específicas, além do conhecimento dos assuntos de um domínio temático, neste caso a história associada ao Panteão Nacional.
 
Este conceito de Agente inclui sistemas de reconhecimento e síntese de fala, animação facial 3D e um sistema de processamento de língua natural, que interpreta as perguntas dos utilizadores, aproximam à base de conhecimentos representativos do domínio e gera uma resposta automática para a pergunta.
 
No âmbito da exposição no Panteão este sistema partilha a área multimídia com um jogo interativo 3D que utiliza várias tecnologias, nas quais se incluem a animação facial 3D e síntese de voz com sincronismo labial, em conjunto com conteúdos culturais. Estes sistemas multimídia fazem parte de uma aposta no desenvolvimento de plataformas lúdicas, dirigidas a um público jovem, com um objetivo claro de divulgação de conteúdos culturais.