Projeto CAPER

O projeto

O projeto CAPER tem por objetivo a prevenção do crime organizado através da criação de uma plataforma comum que permita às instituições policiais partilhar, explorar e analisar informação publicamente acessível, bem como proveniente dos seus próprios repositórios. O projeto possibilitará a análise colaborativa (e bilíngue) de conteúdos audiovisuais (vídeo, áudio, voz e imagens) e dados biométricos recorrendo a técnicas de data mining e visual analytics. A nova plataforma será desenvolvida em estreita colaboração com os usuários das instituições policiais participantes no projeto, de forma a que os seus requisitos (atuais e futuros) possam ser cumpridos de um modo tão eficiente quanto possível. O projeto se concentrará de forma bastante significativa na fusão e avaliação das ferramentas à disposição dessas instituições, tendo por objetivo ultrapassar as suas atuais limitações.

Impacto do projeto

A plataforma comum criada no projeto permitirá que as aplicações entretanto desenvolvidas possam ser facilmente utilizadas por todas as instituições policiais brasileiras. Por outro lado, as tecnologias semânticas utilizadas no projeto, terão como resultado melhorias ao nível das interoperabilidade organizacional. Finalmente, a combinação de dados públicos e privados (disponíveis apenas em repositórios das instituições policiais) facilitada pelo projeto será um importante contributo para a extração eficaz de relações entre entidades referenciadas nesses dados.

Interessados no projeto

Os resultados, bem como as mais relevantes lições aprendidas no decurso do projeto serão compartilhadas com as comunidades científicas, política e legal e, principalmente, com as instituições policiais.

Saber mais