Audiovisual

Com o aparecimento de novas formas de distribuição do sinal de televisão, nomeadamente a Televisão Digital Terrestre, a área do audiovisual está sofrendo uma evolução significativa a nível global. Os fornecedores de conteúdos possuem grandes quantidades de dados que têm dificuldade em selecionar, dada a falta de categorização dos mesmos. A VoiceInteraction atua nestes mercados adicionando informação ao sinal distribuído e, através de métodos de anotação semântica, cria condições para a indexação automática de conteúdos, tanto em televisão como em rádio.

Sistema de legendagem

Ao aplicarmos um sistema de transcrição de voz a programas como telejornais, as informações daí resultantes, tanto de transcrição como de anotação, podem ser usadas em diversas aplicações, nomeadamente num sistema de legendagem. Este sistema transcreve o que foi dito em tempo real e com elevados níveis de desempenho, ficando o seu resultado disponível através do teletexto. As tecnologias utilizadas neste processo são do domínio do Reconhecimento da Voz, mais precisamente o sistema AUDIMUS.

Sistema de anotação e segmentação de conteúdos

Neste sistema, juntamos a ação de vários dos nossos sistemas individuais, através dos designados Módulos Auxiliares. Estes possibilitam ao sistema realizar diversas operações como gerar informação detalhada sobre as características do sinal de fala, com o sistema de Segmentação Acústica, e transformar as partes do sinal acústico contendo fala em texto, através do sistema AUDIMUS.
O resultado destes processos é uma descrição XML do conteúdo do programa, que inclui informação sobre as características acústicas do programa, sobre os oradores e a transcrição do que foi produzido.
Com base nestas informações, é possível a Segmentação e Indexação de notícias, com vista a uma posterior visualização estruturada e acessível para uma pesquisa avançada de conteúdos.
Nesta área a VoiceInteraction disponibiliza o Media Monitoring Solution – um sistema automático para transcrição, segmentação e indexação de programas de televisão e rádio com possibilidades de disseminação seletiva de informação através da definição de perfis baseados em tópicos e métodos de pesquisa avançada.